26.12.05

O pensamento vivo de Billy Graham

Seleção de trechos que me chamaram a atenção:
A grande indagação
"Você deu início à sua grande indagação no momento em que nasceu. Talvez passaram-se muitos anos antes que você tomasse consciência, antes de ficar evidente que você estava buscando continuamente - inquirindo por alguma coisa que você nunca teve - buscando por alguma coisa que lhe parecia mais importante do que qualquer coisa na vida". O cristão fiel, p.57.
O poder da oração
"Poucos dentre nós, os cristãos, têm desenvolvido o poder da oração. Ainda não aprendemos que um homem tem mais forças quando ele está em oração do que quando está no comando das mais poderosas armas militares que já foram criadas pelos homens". O cristão fiel, p.180.
A primeira pregação de Billy Graham
"Fiquei atordoado [com o convite para pregar]. Meu repertório na época consistia de cerca de quatro sermões emprestados, que eu adaptara e treinara, mas que nunca havia pregado. [...] Quando contei ao sr. Underwood que nunca havia pregado um sermão formal em frente de uma congregação, ele e o dr. Minder sorriram. "Oraremos por você", disse o Sr. Underwood, "e Deus o ajudará". "Está bem", concordei com certa relutância. Fiquei tão assustado que passei a noite estudando e orando ao invés de dormir. Fiz o mesmo durante a maior parte parte do dia seguinte, praticando o sermão em voz alta. Quando a noite chegou, eu estava certo de que qualquer um de meus sermões deveria durar no mínimo 20 ou 30 minutos. O salão de culto era pequeno [...] a congregação com cerca de 40 pessoas incluía rancheiros e vaqueiros vestindo sobretudos e as esposas com roupas de algodão. Quando chegou a hora de subir ao púlpito da pequenina Igreja Batista de Bostwick, meus joelhos começaram a tremer e minhas mãos transpiravam. Iniciei com o sermão número um. Tive a impressão de que chegou ao fim logo depois que comecei, portanto passei para o número dois. E depois para o número três. Finalmente para o número quatro. Em seguida, fui para o meu lugar. Oito minutos - foi o tempo que levou para eu pregar meus quatro sermões! Creiam ou não, quando voltei para o campus senti que a experiência me fez crescer espiritualmente". Billy Graham, Autobiografia. p. 47.
Billy Graham e os líderes da Grã Bretanha
"Pelo fato de termos passado grande parte de nosso ministério na Grã-Bretanha, tivemos mais oportnidades de conhecer um número maior de pessoas que ocupavam cargos de liderança naquela região, inclusive quase todos os primeiros-ministros desde 1954. Margaret Thatcher me recebeu no Número 10 da Downing Street. Seus pais foram metodistas consagrados, e ela demonstrou grande simpatia por nosso trabalho. O primeiro-ministro Harold Wilson também sempre foi bastante cordial comigo. Em nosso primeiro encontro, conversamos sobre o fato de que o movimento trabalhista britânico teve parte de suas raízes nos reavivamentos evangélicos de Moody e outros evangelistas da Grã-Bretanha no século XIX". Billy Graham, Autobiografia, p. 663.