26.12.05

O pensamento vivo de Rick Warren

Trechos do Warren que me chamaram a atenção:

Sobre igrejas que são dirigidas pela tradição
"Nas igrejas dirigidas pela tradição, a frase perfeita é 'Nós sempre fizemos deste jeito'. O alvo da igreja dirigida por tradições é simplesmente perpetuar o passado. Mudanças são quase sempre vistas de uma forma negativa e a estagnação é interpretada como sinônimo de 'estabilidade'". Uma igreja com propósitos, p. 81.

O pastor deve ser amoroso
"A atitude do pastor define a atmosfera de sua igreja. Se você é pastor e quer saber se sua igraja está com febre, ponha o termômetro em sua própria boca. Já visitei comunidades onde a falta de amor do pastor é a principal razão de a igreja não estar crescendo. Alguns líderes com sua pose e falta de calor humano, virtualmente garantem que os visitantes não voltem. Em outras igreja maiores, tive a impressão que o pastor adora o público, mas não ama as pessoas". Uma igreja com propósitos, p. 209.

O pastor deve influenciar e não impressionar
"Uma das decisões mais importantes que o pastor deve tomar a cada semana é se ele quer impressionar as pessoas ou influenciá-las. Você pode impressionar as pessoas à distância, mas precisa se aproximar para amá-las e influenciá-las. A proximidade determina o impacto. Creio que a razão de alguns pastores ficarem distantes do povo é porque, de perto, eles não impressionam nem um pouco". Uma igreja com propósitos, p. 213.