27.12.05

O pensamento vivo de Wayne Grudem

Trechos do grande teólogo que me chamaram a atenção:

A razão básica para se estudar teologia sistemática
"A razão básica para estudar teologia sistemática, então, é que ela nos capacita a ensinar a nós mesmos e a outros o que a Bíblia toda diz, cumprindo dessa forma a segunda parte da Grande Comissão". Teologia Sistemática, atual e exaustiva, p.7.

Devemos estudar teologia sistemática com oração
"Não importa quão inteligente seja o aluno, se ele não continuar a orar a Deus pedindo uma mente que compreenda e um coração crente e humilde, e se não mantiverum andar pessoal com o Senhor, então os ensinos das Escrituras serão interpretados de maneira errada e desacreditados, erros doutrinários surgirão como consequência, e a mente e o coração serão transformados não para melhor, mas para pior". Teologia Sistemática, atual e exaustiva, p.13.

O estudante de teologia deve orar desde o início
"Os estudantes de teologia sistemática devem decidir logo no início guardar sua vida de qualquer desobediência a Deus ou de qualquer pecado conhecido que possa romper seu relacionamento com ele. Devem resolver manter sua vida devocional com grande regularidade. Devem orar continuamente, pedindo sabedoria e entendimento das Escrituras". Teologia Sistemática, atual e exaustiva, p. 13.

A íntima intuição humana de Deus
"Todas as pessoas de qualquer lugar têm uma profunda intuição íntima de que Deus existe, de que são criaturas de Deus e de que ele é seu Criador. Paulo diz que mesmo os gentios descrentes tinham 'conhecimento de Deus', mas não o honravam como Deus nem lhe eram gratos (Rm 1.21). Diz ele que os descrentes ímpios 'mudaram a verdade de Deus em mentira' (Rm 1.25), dando a entender que ativa ou obstinadamente rejeitaram alguma verdade sobre a existência e o caráter de Deus que já conheciam". Teologia Sistemática, atual e exaustiva, p. 97.

Ateísmo: consequência da irracionalidade e do pecado
"Todavia as Escrituras também reconhecem que algumas pessoas negam essa intuição íntima de Deus e chegam mesmo a negar a existência de Deus. É o 'insensato' que diz no seu coração: 'Não há Deus' (Sl 14.1; 53.1). É o perverso que primeiro 'maldiz o Senhor e blasfema contra ele' e depois, com orgulho, repetidamente pondera 'que não há Deus' (Sl 10.3-4). Essas passagens indicam tanto que o pecado leva as pessoas a pensar irracionalmente e a negar a existência de Deus quanto que só diz 'Não há Deus' quem não pensa racionalmente ou foi iludido". Teologia Sistemática, atual e exaustiva, p. 97.

Sobre a validade das "provas" tradicionais da existência de Deus
"O valor dessas provas [argumento cosmológico, teleológico, ontológico e moral], reside principalmente na superação de algumas objeções intelectuais dos descrentes. Elas não conseguem levar os descrentes à fé salvadora, pois isso vem pela fé no testemunho das Escrituras. Mas podem ajudar a superar as objeções dos descrentes e, para os crentes, proporcionar mais evidências intelectuais de algo que já fora convencidos com base na sua própria intuição íntima deDeus e no testemunho bíblico." Teologia Sistemática, atual e exaustiva, p. 100.