27.12.05

O pensamento vivo de John Charles Ryle

Seleção de trechos do Bispo de Liverpool (1816-1900) que me chamaram a atenção:

Cristão é luz no mundo
"Os verdadeiros crentes devem viver como luzes neste mundo. A propriedade da luz é ser totalmente dirferente das trevas. A menor centelha em uma sala escura pode ser vista prontamente. Dentre todas as coisas criadas, a luz é a mais útil. A luz fertiliza o solo. A luz guia. A luz reanima. A luz foi a primeira coisa que Deus trouxe a existência. Sem a luz, este mundo seria um vazio obscuro". Meditações em Mateus, p. 29.

A fama do "Pai-Nosso"
"[Mateus 6: 9-13] contém o maravilhoso modelo de oração com o qual o Senhor Jesus supriu o seu povo, e que comumente é chamado de "oração do Pai Nosso". Talvez nenhuma outra porção das Escrituras seja tão bem conhecida quanto esta. As suas palavras são conhecidas onde quer que exista o cristianismo. Milhares e milhares de pessoas que nunca viram uma Bíblia ou que nunca tiveram oportunidade de ouvir o evangelho puro estão familiarizadas com o "Pai Nosso". Quão mais feliz seria o mundo se o espírito e o intuíto desta oração fossem tão bem conhecidos quanto o são suas palavras!". Meditações em Mateus, p. 38.

Pecado, o senhor mais cruel
"O pecado, na verdade, é o mais cruel de todos os senhores. Ele faz muitas promessas maravilhosas, mas que não se concretizam. Os prazeres que ele dá são momentâneos, enquanto que seus resultados são tristeza, remorso, auto-acusação e, muitas vezes, a própria morte. Os que semeiam para a carne, de fato colhem corrupção". Meditações em Mateus, p. 245.

Não existe cristão que não evangeliza
"Se uma pessoa não tem o desejo de fazer o evangelho conhecido no mundo inteiro, bem se pode questionar se essa pessoa conhece mesmo o valor do evangelho". Meditações em Mateus, p. 261.